POSTADO POR: MAURICEA FERREIRA PELLEGRINO.
Na opinião de Eduardo Andrade (2005). “A questão central da educação brasileira não é a falta de recursos. O país gasta bastante dinheiro em educação, em torno de 5,5% do PIB. Por exemplo, mais do que o Japão e Itália (4,8%) e o Chile (4,3%). O problema é que ele gasta errado. Por um lado, concentra os gastos no ensino superior, onde os retornos dos investimentos são em geral menores. O gasto aluno/ano no ensino superior é algo em torno de 12 e 10 vezes maior do que, respectivamente, nos ensinos fundamental e médio. Em contraste, nos Estados Unidos esses números são somente 3 e 2,4. Por outro lado, gasta com quem não precisa. Estimativas mostram que cerca de 76% das despesas públicas com ensino superior atingem os 20% mais ricos da população, ao passo que somente 3% dos mesmos se destinam aos 60% mais pobres da população.”
Fonte:
ANDRADE, Eduardo. Problema da educação no Brasil não é a falta de recursos. PhD em Economia pela Universidade de Chicago, é professor do Ibmec São Paulo e um dos autores do livro Economia do Setor Público no Brasil, Editora Campus.
Disponível em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2005/09/30/460915/problema-da-educao-no-brasil-no-e-falta-recursos.html
Acesso: 28 de novembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário