Quem sou eu

Universitários da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL (Palmares-PE - Brasil)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI


Acompanhar as mudanças constantes na tecnologia não é fácil, principalmente quando não se busca meios para obter tais conhecimentos. Fazer uso da internet no século XXI é uma obrigação de qualquer pessoa que se presa estar atualizada. Imagine para um professor? Para chamar atenção de profissionais “desligados” a revista “Escola” publicou um artigo com o título “O professor do século XXI, que dizia”: Quando se pensa em “futuro” e em coisas do século XXI, a tecnologia sempre aparece com destaque. Nos cenários mais alarmantes, ela substitui as pessoas, mas na vida real, ela nos ajuda a desempenhar melhor suas tarefas.    

Uma pesquisa feita pelo professor de Prática Pedagógica Admmauro Gommes, realizada no terceiro período do curso de Letras, sobre o uso da internet e como você lida com o computador. Percebe-se em uma das questões respondida que obteve o seguinte resultado, 90% das pessoas afirmou ter acesso à internet. De fato as pessoas usam muito a “net”. E ela disponibiliza muitas informações, o importante é termos consciência dessa potente arma de informação e comunicação e aproveitarmos o que ela tem de melhor. Já que vivemos atualmente numa sociedade dinâmica, onde ocorreram rápidas transformações em que novas tecnologias de informação e comunicações assumiram um papel de grande importância.
            Essas novas tecnologias trouxeram mudanças a nível social e também a nível educacional, permitindo uma relação entre o professor e o aluno, modificando os seus papeis na sala de aula. Trazendo nova forma de encarar a educação estabelecendo relação de pesquisa como meio de aprendizagem fora da sala de aula, permitindo-lhe ser o construtor do seu próprio conhecimento com orientações e auxílio do professor.

Referência
GROSSI,Gabriel Pillar. O professor do Século 21. Revista Nova Escola, Outubro 2010 pag.10

Por: Elisangela Ribeiro da Silva e Elizabete Maria da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário