Quem sou eu

Universitários da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL (Palmares-PE - Brasil)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SOBRE O USO DO COMPUTADOR  PARA PESQUISA CIENTÍFICA
     
     De acordo com um formulário preenchido pelos alunos sobre o conhecimento de informática/internet, que avalia a capacidade de como o aluno interage com o computador, qual seria o seu desempenho, no momento até que ponto chega a sua eficiência. Em uma sala com + -  50 alunos, 87% responderam que utilizam o microcomputador para operações bancárias e 63%  para compras eletrônicas. Sinceramente, achamos um percentual exagerado. Será que quase toda classe, utiliza o computador para suas operações bancárias mesmo? E será que mais da metade da sala fazem compras eletrônicas pelo compras pelo computador? É claro que a turma exagerou um pouco.
     Outra questão que chamou a atenção foi a 42, onde 97% dos alunos utilizam o microcomputador com a finalidade de trabalhos profissionais. Esta questão está equivocada já que a questão 34 apenas 39% utiliza sempre o micro.
     Segundo Almeida (2000:79), através da internet, é possível ignorar o espaço físico, conhecer e conversar com pessoas sem sair de casa, digitar textos com imagens em movimento (gifs), inserir sons, ver fotos, desenhos, ao mesmo tempo em que podemos ouvir música, assistir vídeos, fazer compras, estreitar relacionamentos em comunidades virtuais, participar de bate-papos  (chats), consultar o extrato bancário, pagar contas, ler as últimas notícias em tempo real, em fim trabalho e lazer se confundem no cyberespaço.
     De uma forma ou de outra, a internet é muito importante pois interagimos com ela em todos os sentidos: no trabalho ,nas escolas, em casa e ela nos dá a possibilidade de uma comunicação geral. 
     
Referências
     Almeida, M E de . Informática e formação de professores, Brasília: Ministério da Educação 2000.
     Jarian Amélia de Souza Silva, Honória Maria Francisca da Silva, Roseane Tonéo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário