Marinês Alves de Souza, Tamires Manuela Santos da Costa e Vanessa Paula dos Santos
Atualmente tudo o que fazemos está voltado para a internet, pois esta nos proporciona uma maneira mais rápida e fácil de resolver as coisas. Com base nessa informação, foi realizada uma pesquisa com 33 alunos do 3° Período de Letras da FAMASUL relacionada ao uso do computador e da internet, onde foi detectado que, 90% dos alunos têm acesso à internet, enquanto 9,1% não têm acesso. E ainda sobre o uso do computador, foram encontradas uma porcentagem com variações onde, 39% dos alunos sempre usam o computador, 24% usa com freqüência, 30,3% às vezes e 6,1% raramente usam.
Nessa perspectiva de uso, a educação deve entender que as ferramentas virtuais objetivam a interação colaborativa entre alunos-alunos, alunos-professores e professores-professores.
Fernandes (2004) afirma que encarar a tecnologia digital não é uma opção. A revolução da informação é um processo sem retorno.
A partir deste comentário de Fernandes fica ainda mais claro que a apropriação do uso do computador pelos professores é necessária para promover e mediar debates, discussões, registros online entre alunos, onde a opinião de cada um tem extrema importância para projetos, como compartilhar o que realmente são e viver coletivamente. O computador deve ser visto como recurso para a aprendizagem colaborativa, pois, ele ajuda os alunos a se comunicarem e a colaborarem em atividades comuns, fornecendo também um prestimoso auxilio nos processos de coordenação e organização de atividades. Com isso, pode se buscar um ensino de relação a partir das atividades coletivas e sociais como um desafio para a construção do conhecimento.
Referência
Fernandes, Natal l. Professores e computadores: Navegar é preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004.
O desafio moderno, a ser enfrentado pelos professores, consiste em entender que a tecnologia, com todas as suas possibilidades e técnicas, fortalece o sistema educacional e aponta para uma nova sociedade.
ResponderExcluirVisto que é sábio dizer que a Internet abre novos horizontes para o processo educativo e Poe em teste todo o processo formal de ensino que vigora até então.
É ,e a pouca informação mesmo não estando tão qualificada em tempos da super informação, com a internet tudo é mais extenso em termos de "qualidades" informativas, donde a era procederá a mudança desta tão defassa globalização.
ResponderExcluir(marinês)