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Universitários da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL (Palmares-PE - Brasil)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO: SINÔNIMO DE CIDADANIA

POSTADO: CÍCERA WILLIANA QUEIROZ PEREIRA

Segundo Fester(2011), “o programa deve adotar a pedagogia da indignação e jamais do conformismo. As metodologias devem induzir os educandos à participação social; à contradição; à visão universal que supere etnias, classes, nações etc; estimulando a criatividade, fortalecendo os vínculos com a comunidade e tendo como referência a realidade na qual se vive hoje. Vivemos, hoje, sob o paradoxo de popularizar o tema dos direitos humanos é ao mesmo tempo, deparar-nos com hediondas violações desses mesmos direitos, agora transmitidos ao vivo, via satélite, para as nossas janelas eletrônicas. O que assusta e preocupa é o fato de, entre os violadores, figurarem com frequência instituições e autoridades – governos, polícias, tropas destinadas a missões pacificadoras etc. – cuja função é zelar pela difusão, compreensão e efetivação dos direitos humanos.”

Fonte:
FESTER, Antônio Carlos Ribeiro. Educação em Direitos Humanos
Disponível em: http://www.dhnet.org.br/educar/redeedh/bib/betto.htm
Acesso: 21 nov. de 2011.

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