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Universitários da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL (Palmares-PE - Brasil)

domingo, 20 de novembro de 2011

PARA A EDUCAÇÃO NUNCA É TARDE!

PARA A EDUCAÇÃO NUNCA É TARDE!

POSTADO POR: JULYANA VENESSA


De acordo com  Hamze ( 2011 )," As principais características das ações do governo em relação à Educação de Jovens e Adultos no século XX foram de políticas assistencialistas, populistas e compensatórias. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil começou com os Jesuítas na época do Brasil colônia, através da catequização das nações indígenas. A Educação dada pelos jesuítas tinha preocupação com os ofícios necessários ao funcionamento da economia colonial, constando de trabalhos manuais, ensino agrícola e, muito raramente, leitura e escrita. No Período Imperial (1822 a 1889), a partir do decreto n. 7.031 de 6 de setembro de 1878 foram criados cursos noturnos para adultos analfabetos nas escolas públicas de educação elementar, para o sexo masculino, no município da corte. Foi somente a partir da década de 1940, que a Educação de Jovens e Adultos, começou a se delinear e se constituir como política educacional."

Fonte:
HAMZE, Amélia. A Educação de Jovens e adultos no Contexto Contemporâneo. Disponível :
educador.brasilescola.com/trabalho.../a-educacao-jovens-adultos.htm
Acesso em: 20/11/2011

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