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Universitários da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL (Palmares-PE - Brasil)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PERNAMBUCO PRECISA PROGREDIR NO ENSINO

POSTADO POR: SHIRLENE PRISCILA DE MELO CORREIA

Conforme as palavra de Lucena (2011), "os dados hoje fornecidos pelo Ministério da Educação, do IDEB( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Pernambuco é o pior Estado entre a 5ª e 8ª series: o índice ficou entre 2,4. Pela meta deve chegar a 4,9 em 2021. No ensino de 1ª a 4ª serie, Pernambuco também apresenta resultados desastrosos. Ficando a frente apenas de alguns Estados do Nordeste: Piauí, Paraíba, Bahia e Alagoas. Fora do Nordeste apenas o Pará. No Ensino Médio o resultado é mais homogêneo entre os Estados".

Fonte:
LUCENA, Pierre. Pernambuco tem o pior ensino de 5ª a 8ª série.
Disponível: http://acertodecontas.blog.br/atualidades/pernambuco
Acesso: 25 nov. de 2011.

Um comentário:

  1. A educação no Brasil precisa melhorar

    Postado por:Maria Lucilda de Andrade Silva

    Segundo Rosalina Rocha:A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem. Mas, apesar dos investimentos e incentivos, os dados de aprendizagem obtidos através de avaliações como: SAEB SPAECE, ENEM, entre outros, apontam resultados que não condizem com os esforços governamentais e os investimentos feitos na área.

    O ensino ofertado em nossas escolas públicas não tem conseguido dar conta dos aspectos mais básicos e primordiais da aprendizagem, como aquisição de leitura e escrita, por exemplo.

    É comum ouvir de professores queixas do tipo: os meninos de hoje não lêem, decodificam; os alunos chagam ao final do ensino médio sem compreender o que lêem e sem saber fazer uma redação; o aluno não consegue resolver um problema simples de matemática porque nem entender o problema ele consegue. Ou seja, o aluno não está mais aprendendo a ler e a escrever. Está chegando ao final da Educação Básica com deficiência séria nessa área. Sendo assim, todas as outras áreas do conhecimento ficam comprometidas uma vez que ele nem sabe escrever nem compreende o que lê. Embora pareça determinismo demais falar dessa forma, os dados de desempenho em leitura e escrita apontam para essa conclusão. Fonte:Rocha,Rosalina.Disponível:http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/%20educacao-hoje.htm

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