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Universitários da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL (Palmares-PE - Brasil)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prática Pedagógica

Sistema Educacional Brasileiro

De acordo com,Schwartzman,Ribeiro,Goldemberg(2011).A educação brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas, que tiveram como resultado uma ampliação significativa do número de pessoas que têm acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população. No entanto, estas transformações não têm sido suficientes para colocar o país no patamar educacional necessário, tanto do ponto de vista da eqüidade, isto é, da igualdade de oportunidades que a educação deve proporcionar a todos os cidadãos, quanto da competitividade e desempenho, ou seja, da capacidade que o país tem, em seu conjunto, de participar de forma efetiva das novas modalidades de produção e trabalho deste fim de século, altamente dependentes da educação e da capacidade tecnológica e de pesquisa. Este trabalho tem por objetivo apresentar, em grandes linhas, as características do sistema educacional brasileiro, identificar os principais problemas de eqüidade, qualidade e eficiência em cada um de seus níveis, analisar as principais transformações que vêm ocorrendo, e caracterizar a agenda emergente de discussão sobre os temas educacionais.

Fonte: SCHWARTZMAN Simon,RIBEIRO Eunice Durham e GOLDEMBERG José, A Educação no Brasil em uma perspectiva de transformação.
Disponivel: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm
Acesso:24-11-2011
Postado por:Maria Adrielle Pereira da Silva

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