Quem sou eu

Universitários da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL (Palmares-PE - Brasil)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

prática pedagógica

     A educação e seus desafios

 De acordo com Michel Aires Souza (2011).Primeiro, é um problema de política pedagógica, pois institui a progressão continuada, que em termos práticos torna-se progressão automática. O aluno perde a motivação para aprender, pois sabe que não precisará fazer esforços para passar de ano. O professor torna-se impotente diante dessa situação e perde sua autoridade, pois a nota que ele aufere do aluno não tem valor Em conseqüência disso, a indisciplina se institucionaliza. A escola torna-se o local do encontro, da amizade, do namoro, da sociabilidade, mas quase nunca do ensino. Outro problema ligado à progressão continuada é fato de as crianças chegarem ao final do primeiro ciclo sem saber ler e escrever ou chegar ao ensino médio analfabetos funcionais, sendo incapazes de interpretar um texto.  Isso ocorre porque o aluno não consegue  aprender novas competências por causa de déficits de aprendizagem em séries anteriores. O aluno sente dificuldade de desenvolver novos esquemas mentais e conhecimentos  necessários exigidos. Dessa forma, ele não consegue assimilar os conteúdos e habilidades necessários para seguir em frente.



FONTE:SOUZA.Michel Aires
DISPONÍVEL:http://filosofonet.wordpress.com/2009/07/19/afinal-qual-e-o-problema-da-educacao/
ACESSO:30/11/2011
POSTADO POR: Jaquielma Maria Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário