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Universitários da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL (Palmares-PE - Brasil)

sábado, 26 de novembro de 2011

O PERFIL DO NOVO PROFESSOR NO SÉCULO XXI .
Postado por Nailza Maria da silva.
Segundo Urban (2011), "a reprodução da estrutura do ensino na sala de aula é um ponto importante a se considerar na elaboração dessa noção. De modo geral, podemos supor que é difícil para o professor ver-se como agente transformador da estrutura social, pois ele sequer consegue influenciar a estrutura à qual está submetido. Se o próprio professor não é autônomo, sendo restringido pelo papel que é forçado a desempenhar pelas instâncias superiores, então seria, para ele, difícil agir no sentido de dar autonomia ao aluno".

FONTE:
URBAN, Maria Lourdes.Perfil do profissional do ensino no novo milênio.2001
Disponível em: HTTP:// estacaoeducacao.starmedia.com
Acesso:26 de nov. de 2011.

Um comentário:

  1. Postado por: Nailza Maria da silva.
    Segundo Urban (2011), "a reprodução da estrutura do ensino na sala de aula é um ponto importante a se considerar na elaboração dessa noção. De modo geral, podemos supor que é difícil para o professor ver-se como agente transformador da estrutura social, pois ele sequer consegue influenciar a estrutura à qual está submetido. Se o próprio professor não é autônomo, sendo restringido pelo papel que é forçado a desempenhar pelas instâncias superiores, então seria, para ele, difícil agir no sentido de dar autonomia ao aluno. Como temos constantes orientações novas na área da Educação, pouca ou nenhuma experiência em sala de aula pode ser testada e avaliada em profundidade - o que requer um arco de tempo de 10 a 15 anos - para, depois se poder dizer, o que vale ou não a pena ser continuado. Ao lado disso exerce a sua influência, a formação universitária e a personalidade do professor que, em sala de aula, decide o que e como vai fazer. Vai determinar os seus objetivos, metodologia e avaliação, embasadas em teorias e autores que acredita. Há ainda os parâmetros fixados pela Direção da Escola ou outras orientações públicas, já citadas. Somam-se a isso, as condições de trabalho, material pedagógico disponível e a remuneração.

    FONTE:

    URBAN, Maria Lourdes. Perfil do profissional do ensino no novo milênio. 2001
    Disponível em: HTTP:// estacaoeducacao.starmedia.com
    Acesso: 26 de nov. de 2011.

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