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Universitários da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL (Palmares-PE - Brasil)

domingo, 27 de novembro de 2011

A Realidade da Educação Infantil

POSTADO POR: SANDRELLY MONIQUE BISPO PEDROSA


Conforme as palavras de Adriana Reis (2011) "Embora a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) defina a Educação Infantil como "primeira etapa da educação básica" (artigo 29) e delegue a ela a finalidade de "desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade", na prática, ainda são tímidos os investimentos nesse sentido, especialmente no ensino público, uma responsabilidade dos governos municipais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a educação brasileira atende a somente 33% das crianças entre zero e seis anos. O Censo Escolar de 2003 revela que, no país, apenas 10,6% de crianças entre zero e três anos freqüentam a escola ou a creche. A estatística também mostra que o número de excluídos do universo escolar, nessa faixa etária, chega a 11 milhões. Entre os quatro e seis anos de idade, 30% das crianças (cerca de três milhões) estão fora da escola."


Fonte:

REIS, Adriana. Educação infantil é prioridade. Disponível:
acesso: 27/11/2011

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